sexta-feira, 8 de julho de 2011

REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA LEITURA (Notas num diário de Ricardo Piglia – tradução de Paulo Weneck)

(...)
Segunda: Os estudantes do seminário me deram de presente um kindle. Para que atualize seu modo de ler, professor, ironizam. Incluíram as obras completas de Rosa Luxemburgo e de Henry James. Passo várias horas estudando as múltiplas possibilidades do aparelho digital. Uma máquina de ler mais dinâmica que um livro (e mais fria).
         Lemos igual, apesar da mudança? O que persiste nesta prática de larguíssima duração? Tendo a pensar que o modo de ler não variou, para além das mudanças no suporte – papiro, rolo, livro, tela-, da posição do corpo, dos sistemas de iluminação e das mudanças na diagramação dos textos. Ler sempre foi ir de um signo para outro. O movimento, assim como a respiração, não variou. Lemos à mesma velocidade que nos tempos de Aristóteles.
         Quando dizemos que uma imagem vale mais que mil palavras, queremos dizer que a imagem vem mais rápido, a captação é instantânea, enquanto ler um texto de mil palavras, qualquer um, requer outro tempo, uma pausa.
         A linguagem tem sua própria temporalidade; (...) Para estar à altura da velocidade de circulação das novas tecnologias, seria preciso abandonar as palavras e passar a uma linguagem inventada, feita de números e anotações matemáticas.
         Então sim, quem sabe estaríamos à altura das máquinas rápidas. Mas é impossível substituir a linguagem, todo esperanto é cômicoO sistema de abreviações taquigráficas do Twitter e das mensagens de texto acelera a escrita, mas não o tempo de leitura; é preciso repor as letras que faltam – e reconstruir uma triste sintaxe- para compreender o sentido.
(...)
(Folha de São Paulo; Ilustríssima – Literatura. Domingo,26/06/2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PROJETO FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIA DA ESCOLA INTENTUS.

HORÁRIO DO PROJETO FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIA DA ESCOLA INTENTUS.

01 DE JUNHO DE 2011

ENCONTRO COM A

TURMA DA POESIA




ANA LAURA
DIOGO
FABIANA
GREGÓRIO
GUILHERME RIOS
JOÃO PEDRO FERREIRA
JOÃO PEDRO ZAGO
JULIA
LUCAS
LUMA
MALU
PABLO
VITÓRIA
FÁBIO

08 DE JUNHO DE 2011

ENCONTRO COM A

TURMA DA PROSA
ANA CLAUDIA
CAETANO
GABRIEL
GEOVANNA
GUILHERME SARAIVA
HEITOR
JOÃO GABRIEL
JOSÉ GUILHERME
LÍVIA
MARIA LUIZA
PAULO
RODRIGO
TIAGO

15 DE JUNHO DE 2011

ENCONTRO COM A

TURMA DA POESIA
NÃO HAVERÁ ENCONTRO

22 DE JUNHO DE 2011

ENCONTRO COM A

TURMA DA POESIA
ANA LAURA
DIOGO
FABIANA
GREGÓRIO
GUILHERME RIOS
JOÃO PEDRO FERREIRA
JOÃO PEDRO ZAGO
JULIA
LUCAS
LUMA
MALU
PABLO
VITÓRIA
FÁBIO

29 DE JUNHO DE 2011

ENCONTRO COM A

TURMA DA PROSA

ANA CLAUDIA
CAETANO
GABRIEL
GEOVANNA
GUILHERME SARAIVA
HEITOR
JOÃO GABRIEL
JOSÉ GUILHERME
LÍVIA
MARIA LUIZA
PAULO
RODRIGO
TIAGO



































































































EIS ALGUNS DOS ALUNOS DO 3º ANO DA PROFESSORA MARINALVA QUE ESTIVERAM CONOSCO DURANTE O 1º SEMESTRE. 
BOAS FÉRIAS A TODOS E AGUARDAMOS VOCÊS PARA UMA VISITA.





terça-feira, 7 de junho de 2011

 Inscrições para o 1º Click Ambiental

Estarão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições do concurso de fotografias 1º Click Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Paranavaí e que conta com o apoio da Fundação Cultural. de Paranavaí O objetivo do evento é envolver a comunidade em boas práticas ecológicas a partir da perspectiva fotográfica. 

O concurso é dividido nas categorias Paisagem Positiva e Paisagem Negativa e cada participante poderá inscrever até duas fotos. Interessados podem retirar o regulamento e a ficha de inscrição que é gratuita na Secretaria do Meio Ambiente, no Bosque Municipal, na Vila Operária. As cinco melhores fotos serão premiadas com até R$ 400. Mais informações podem ser obtidas ligando para (44) 3902-1145.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

         A Bilioteca recebeu a visita de alunos da Escola Municipal de Nova Aliança do Ivaí nesta manhã de sexta-feira.
   Enquanto aguardavam o início da peça: “Os Três Porquinhos ou Confissões de um Menino Levado” do Teatro da Juventude do Rio de Janeiro (TJRJ), os estudantes aproveitaram para se deleitar com a leitura! Confiram nas fotos a seguir...



   

     

segunda-feira, 16 de maio de 2011

  Recebemos doações e temos acrescentado em nosso acervo diversos títulos. Eis alguns itens que recentemente foram incorporados às 30.000 obras que já compõem o material da nossa biblioteca.

Um Romance em forma de diário, com uma linguagem deliciosa e uma história divertida.

Temos os comentários ácidos e divertidos de Arnaldo Jabor, em texto. 

Um livro antigo, mas sempre atual. O Corpo Fala apresenta a linguagem silenciosa da comunicação não verbal.

Um livro infantil com ilustração moderna e história envolvente!

Um Livro que surgiu despretensiosamente em 1937, e já está hoje em sua 51° edição! 



 Ziraldo sempre nos surpreende. Vale a pena conferir! 

Mais um Best Seller Norte-americano. Temos também, de Jhon Grisham, O Cliente e O Sócio.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

   Terminaram dia 12 de maio, os encontros sobre a importância de contar histórias em sala de aula, para alunos  do Magistério (Colégio Estadual de Paranavaí). Os encontros tiveram como objetivo incentivar a Contação de História e a Leitura Dramática (proposta utilizada pela Profª Elmita) pelos estagiários como forma de aproximação do leitor iniciante dos livros.